A depressao…para além do diagnóstico
- Filipa
- há 6 dias
- 1 min de leitura

Por Ariana Pereira
A depressão pode não ser apenas uma fase, aliás não deve ser sentida e desvalorizada como tal! Ela existe, ela dói e infelizmente pode ser considerada como uma das doenças do século…
Estar triste hoje por algum acontecimento específico, estar com choro mais fácil porque sentimos a ausência de alguém ou porque estamos com receio de algo não deve ser avaliado como depressão!
Sentirmo-nos tristes é tão válido como felizes, arrisco até dizer que assumir a nossa tristeza quando ela está presente é apenas uma ajuda para evitar esta possível depressão.
Todos utilizámos algum dia a expressão “hoje sinto me deprimida” ou “estou tão triste que tenho medo de ficar com depressão”. Será importante refletir do porque de as usarmos e qual a real definição de depressão. Distinguir o que é saudável e compreender o limite deste estado é importante. Quando devo pedir ajuda? Quando aceitar um diagnóstico de depressão? Quando medicar?
Todas estas questões surgem no nosso dia a dia, todas poderão ter uma resposta mas acima de tudo é importante transmitir que estar triste não é sinónimo de ter depressão e sim, se esta tristeza e este desanimo interfere com o meu dia a dia e com a minha qualidade de vida, então devo pedir ajuda (independentemente do diagnóstico).

Comentários