Por Ana Cláudia Mirrado
Hoje escrevemos sobre a importância dos momentos em família...
A maioria de nós experiencia, diariamente, ritmos de vida acelerados, reduzindo o tempo de qualidade em família.
No nosso mundo moderno, vive-se à pressa: vamos à pressa para o trabalho, à pressa buscar os nossos filhos, os banhos e as refeições são à pressa...
E os momentos em família? Aqueles momentos em que estamos verdadeiramente presentes e desligamos o modo piloto automático? Estes são cada vez mais raros.
E não, a culpa não é sempre dos pais...
Os pais são absorvidos pelas rotinas e dão o seu melhor para cumprir com as exigências profissionais e familiares. Consequentemente, os momentos de lazer e convívio ficam para segundo plano.
Contudo, importa não esquecer que os momentos em família são uma oportunidade fantástica para construção do indivíduo, através da partilha de experiências, preocupações, sonhos, conquistas, dificuldades, conflitos e emoções. Fortalecem laços, consolidam vínculos afetivos e promovem o bem-estar emocional.
Na família desenvolve-se o sentimento de pertença e coesão.
Desta forma, sugerimos incluir nas rotinas e horários da família espaço para BRINCAR, recorrendo, por exemplo, a jogos de tabuleiro.
Através da função lúdica e didática dos jogos de tabuleiro conseguimos ter momentos de: aprendizagem, cooperação e socialização. O jogo de tabuleiro tem a vantagem de contribuir para o desenvolvimento de competências socio emocionais quer no adulto, quer na criança.
O kit educativo “A Viagem de Nori” é um exemplo de jogo de tabuleiro que poderá integrar na sua rotina: passando pela leitura de histórias, momentos de reflexão, desenho e mímica. Dos 8 aos 80, todos irão trabalhar competências de autoconhecimento, escuta ativa, resolução de problemas, entre outras.
É possível criar tempo de qualidade de forma divertida. Eternize estes momentos de inspiração e união!
Comentarios