top of page

Autocuidado

  • Foto do escritor: Filipa
    Filipa
  • 24 de jul.
  • 1 min de leitura

ree


Por Ana Cláudia Mirrado



Nos dias que correm, (e como correm depressa) muitas são as vezes que nos esquecemos de nós. Ficamos envolvidos no embrenhado de tarefas familiares e profissionais… e Nós, EU, onde fico? 


Nos dias que correm, fazemos tudo tão depressa: comer, vestir, escovar os dentes, tomar banho, sair do trabalho, ir buscar os filhos à escola.... Tudo depressa para não nos atrasarmos. Porque já estamos à pressa...


Nos dias que correm, e no meio de tanta pressa, onde fica a nossa atenção? O que perdemos por andarmos tão desatentos? Onde fiquei EU? E as minhas necessidades? 

Fazemos tantas coisas por obrigação, sempre com o argumento: “porque tem mesmo de ser”. E cuidarmos verdadeiramente de nós? Não terá mesmo de acontecer? 

Reparemos que os atletas de corrida precisam de parar e de descansar para voltarem a ser eficazes e eficientes. 


No meio de tanta correria, não deveríamos parar também? Cuidar de nós? 

Cuidar do nosso corpo e das nossas emoções é cuidar da nossa saúde psicológica. Experienciar bem-estar físico e psicológico é sentir-nos bem connosco e com o outro. 


O autocuidado é nossa responsabilidade e devemos dedicar-nos a ele, conforme o fazemos com todas as outras tarefas. 

 

O autocuidado deve ser diário e fazer parte da nossa vida, como qualquer outra atividade. Não é um prémio de esforço nem uma gratificação. 


O autocuidado envolve atividades (que podem ser diferentes de pessoa para pessoa)que, regularmente escolhemos fazer para melhorar e contribuir para a nossa saúde física e psicológica. Assim aumentamos a nossa energia, a nossa segurança, a nossa capacidade de tomar decisões e a nossa disponibilidade para viver o mundo. 

O autocuidado é nossa responsabilidade. Vamos praticá-lo!


ree

 
 
 

Comments


Design%20sem%20nome%20(33)_edited.png
bottom of page