Perder alguém por overdose
- Filipa

- 28 de ago.
- 1 min de leitura

Por Ariana Pereira
Perder quem se ama nunca será simples…perder quem se ama por uma adição também! Quando alguém morre com overdose, inicia se um luto diferente: um luto com culpa, com incompreensão e com muitas questões abraçadas a este momento de dor: “será que podia ter ajudado”, “será que devia estar mais atenta e não ter deixado chegar a este ponto?”
Há questões que nunca serão respondidas e viver este período de luto é muito importante para tornar o amanhã mais leve e com menos angústia proveniente da ausência de resposta a tantas questões!
É importante reconhecer que a dependência química é algo complexo e, por vezes, o seu desfecho não está ao alcance de ninguém, de nenhum amigo, de nenhum familiar.
Todos vivenciamos o luto de uma forma distinta, porque todos também amamos de forma diferente, contudo há tempo que precisa ser respeitado, há silêncios que precisam ser sentidos e há memórias que devem ser integradas com serenidade após a ausência desse alguém!
Falar da pessoa com amor, mostrar quem essa pessoa era para além da sua dependência será uma forma bonita de recorda-la para sempre e de a honrar… como pessoa, apenas isso.
O 31 de agosto é celebrado como o International Overdose Awareness Day, um evento global dedicado a lembrar as vítimas de overdose, apoiar quem foi afetado e promover a prevenção com base em evidências. Na Clínica Filipa Malo Franco estamos aqui para ti.





_edited.png)
Comentários