
Por Maria Alarcão
Todas as famílias passam por mudanças, dificuldades e momentos de crise ao longo da vida que exigem necessidade de reorganização. Em alguns destes momentos, as crises geram problemas, dinâmicas menos funcionais, conflitos e/ou bloqueios que impedem os elementos de as ultrapassar sozinhos.
As consultas em terapia familiar e de casal visam compreender as dificuldades nas interacções e na comunicação entre os diferentes membros, tendo em conta a individualidade de cada um. Procuram fomentar o diálogo e o respeito, num processo de autoconhecimento individual e familiar, permitindo que cada um possa contribuir com a sua perspectiva para o processo de mudança e para a procura de soluções.
Em que situações podemos recorrer à terapia familiar e de casal?
- Sentimentos de insatisfação familiar;
- Conflito / crise familiar (conflitos familiares relacionais e/ou geracionais, infidelidade, divórcio e/ou separação, luto);
- Dificuldades de comunicação;
- Transição de etapas do ciclo de vida (nascimento do(s) filho(s), perda gestacional, entrada na escola, adolescência);
- Novas formas de família (reconstruídas, adoptivas);
- Dificuldades no desempenho dos papeis parentais.
Procurar ajuda atempadamente pode evitar situações mais complexas no futuro, com a certeza de que todos desempenham um papel fundamental no sistema familiar e que o bem-estar geral passa também por todos serem olhados e ouvidos.

Kommentare